16 de dezembro de 2008

O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL


(Gálatas 4:4) - Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
(Gálatas 4:5) - Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

Introdução:

A celebração do natal tem sido tristemente transformada numa jogada de marketing para enriquecimento no mundo dos negócios.

O verdadeiro sentido do natal e seu significado eterno têm sido esquecidos.
Para muitas pessoas o Natal é uma época de festa, e outros tantos nem sabem o que comemoram, apenas festejam.

Para muitas pessoas também, o Natal é considerado apenas mais um feriado pagão, dedicado a satisfazer os apetites da carne, sem nenhum significado espiritual.

Alguns ensinadores condenam o Natal declarando que comemorar essa data é uma abominação ao Senhor.

Mas eu me lembro dos ensinamentos semelhantes em relação à televisão, aos usos e costumes nas igrejas.

Muita coisa que era “pecado de morte” em tempos remotos é aceito e até muito utilizado pelos crentes, como a televisão, por exemplo.

Colocaram Jesus na televisão e hoje assistimos diversas pregações, clips evangélicos e etc e damos Glórias a Deus diante da telinha. Mas há alguns anos atrás éramos excluídos da igreja se tivéssemos tal “instrumento do diabo” dentro e casa.

O que temos que fazer não é condenar a comemoração do Natal, mas sim colocar Jesus no Natal das pessoas, aproveitarmos esse momento de sensibilidade e reflexão para fazer as pessoas entenderem o verdadeiro significado do nascimento de Jesus.

Para o salvo, todavia, apesar do mau uso que se faz deste dia, o Natal significa Esperança.

Por isso, hoje, eu gostaria de resgatar a verdadeira motivação para a celebração do Natal.

1. O Natal não pode ser entendido até que Jesus tenha um lugar prioritário em nossos corações.

(João 1:14) - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.


Quando o mistério da vinda do
Senhor Jesus se torna claro no coração humano, o homem compreende que o Natal não é apenas um feriado, não é apenas um dia para se trocar presentes, para se usar roupas novas, nem tampouco um dia pra reunir toda a família ao redor de uma mesa farta e cear, mas sim um dia muito importante, para a revelação do amor maior de Deus.

O nascimento de Cristo não foi um evento trivial da história. Foi a entrada triunfante de Deus como homem, em carne, osso e sangue na história e na vivência da humanidade.

É por causa desta vinda divina ao mundo que o relacionamento do homem com Deus é restaurado.

É pelo fato do próprio Deus se fazer homem nascendo na pessoa de Jesus Cristo que temos o privilégio de chegar diante do Seu trono e adorá-lo.

É por causa desse nascimento, que temos a esperança de que todas as nossas lágrimas serão enxugadas, viveremos no céu, onde não haverá mais morte, nem dores e nem pranto.

(Apocalipse 21:4) - E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

2. O Natal não pode ser plenamente entendido se não for à luz de uma cruz erguida no Calvário.

Não se pode entender o nascimento de Cristo, sem entender que a cruz foi erguida para que tivéssemos um novo nascimento.


(João 3:14) - E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
(João 3:15) - Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Pense na tremenda
alegria dos discípulos quando perceberam que o túmulo estava vazio.

Pense no renascimento da certeza de que Ele era mesmo o Messias, o que havia nascido, ensinado e operado tantos milagres, e que deu Sua própria vida de uma maneira tão brutal, para que pudéssemos viver eternamente.

O Filho do homem foi levantado e morto na cruz para que o nosso Natal tivesse um sentido verdadeiro.

Para os salvos o Natal traz grata celebração, traz vida e esperança.

O desafio para nós que somos salvos é resgatar o verdadeiro propósito do natal.
É resgatar para os dias atuais, a verdadeira motivação que levou Deus a irromper na história da humanidade, para mudá-la, para transformá-la, dando a ela uma esperança concreta de salvação e redenção.

• Natal é investir em vidas.• Natal é crer no Reino de Deus que está entre nós e lutar por ele.• Natal é vivenciar os valores divinos.• Natal é enxergar um horizonte mais amplo do que aquele visto pelos olhos humanos.

Que grande
oportunidade nós temos para testemunhar de Cristo!

Devemos aproveitar e propagar o verdadeiro sentido do Natal.

Falar do grande plano e amor de Deus. Falar neste Natal e nunca deixar de compartilhar a verdadeira razão da nossa celebração.


Conclusão:

A esperança do Natal, não é apenas para o porvir, é para todos os nossos dias, porque Jesus nasceu para nos trazer vida; e vida em abundância.

(João 10:10) - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

O nascimento de Jesus é o padrão para evangelização. O que Jesus fez, fez a nosso favor.

Ele nasceu e morreu para assumir as nossas culpas. Esse é o verdadeiro sentido do Natal.

Um comentário:

  1. Eu creio que nós devemos aproveitar sim as oportunidades que temos para pregar o evangelho... como diz a palavra de Deus...em 2Tm 4.2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo...
    E quais melhores datas para se evangelizar se não no NATAL e na PÁSCOA???

    ResponderExcluir