31 de dezembro de 2008

CINCO CEIAS


(João 6:35) - E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.

1ª) A CEIA DA GRAÇA, PARA O PECADOR.

(Lucas 14:16) - Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos.
(Lucas 14:17) - E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.
(Lucas 14:18) - E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado.
(Lucas 14:19) - E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado.
(Lucas 14:20) - E outro disse: Casei, e portanto não posso ir.
(Lucas 14:21) - E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos.
(Lucas 14:22) - E disse o servo: SENHOR, feito está como mandaste; e ainda há lugar.
(Lucas 14:23) - E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.
(Lucas 14:24) - Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.

2ª) A CEIA DA COMUNHÃO, PARA OS SANTOS.

(Lucas 22:14) - E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos.
(Lucas 22:15) - E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;
(Lucas 22:16) - Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.
(Lucas 22:17) - E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;
(Lucas 22:18) - Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.
(Lucas 22:19) - E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.
(Lucas 22:20) - Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.


3ª) A CEIA DA ADORAÇÃO, PARA OS ESPIRITUAIS.

(João 12:1) - FOI, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos.
(João 12:2) - Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
(João 12:3) - Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.
(João 12:4) - Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse:
(João 12:5) - Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?
(João 12:6) - Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.
(João 12:7) - Disse, pois, Jesus: Deixai-a; para o dia da minha sepultura guardou isto;
(João 12:8) - Porque os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.


4ª) A CEIA DA IRA, PARA OS QUE NÃO SE ARREPENDEREM.

(Apocalipse 19:17) - E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus;
(Apocalipse 19:18) - Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.


5ª) A CEIA DE ALEGRIA, PARA OS BEM-AVENTURADOS.

(Apocalipse 19:5) - E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes.
(Apocalipse 19:6) - E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.
(Apocalipse 19:7) - Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
(Apocalipse 19:8) - E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
(Apocalipse 19:9) - E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário